DROUGTHMASTER


- AS ASSOCIAÇÕES

A ANC "Herd-book Collares" é a entidade detentora do registro genealógico da raça Drougthmaster no Brasil.

Não se tem conhecimento sobre a existência de alguma Associação de Criadores da raça Drougthmaster no Brasil.

- PADRÃO RACIAL

Características Gerais

Os animais da raça Droughtmaster são, em geral, portadores de índole dócil. Caracterizam-se por apresentar uma constituição corporal forte e bem equilibrada.

Sua aparência saudável indica o alto grau de rusticidade, expressando a capacidade de adaptação a ambientes tropicais e subtropicais, que os tornam capazes de produzirem de forma abundante e com o menor custo possível, destacando-se, sobremaneira, a grande capacidade de resistência aos carrapatos.

São indivíduos que se sobressaem por apresentarem alta taxa de fertilidade. As fêmeas ostentam excelente habilidade materna.

Características Zootécnicas

Cabeça - A cabeça é de tamanho moderado a grande. Apresentam perfil retilíneo a convexo. As orelhas são de tamanho médio a grandes. Os olhos são vivos e bem inseridos. O focinho é amplo e de coloração clara, admitindo-se, no entanto, os que apresentem um tom fumaça a enevoado. Os de focinhos pretos podem ser aceitos, embora com restrições, desde que não sejam escuros em sua totalidade. Nas fêmeas a cabeça é mais seca e leve, de forma a demonstrarem sua feminilidade. O pescoço é também leve e todos os indivíduos apresentam barbela de tamanho mediano a grande.

Pelagem - A pelagem característica da raça é a vermelha, em todas as suas tonalidades. Animais com manchas brancas na linha inferior são aceitáveis, desde que elas não subam em direção ao períneo, costelas e paletas. A linha branca na parte inferior é aceitável desde que não ultrapasse a mais de 1/3 (um terço) de sua totalidade e estejam localizadas, preferencialmente, no terço posterior do corpo. Não são admitidos animais de pelagem preta, parda, branca ou com manchas.

Chifres - Os animais podem ser mochos ou aspados. Corpo: O corpo é comprido, profundo e de perfil convexo, demonstrando capacidade para produzir carne em quantidade. Cupim levemente presente. Paletas leves e bem implantadas, com um peitoral largo e possante. Costelas bem arqueadas e profundas. Posterior bem carnudo, de formas convexas, com bom volume de amplitude lateral e profundo. Todos os indivíduos ostentam uma linha superior forte e larga. Embora não seja recomendável, aceitam-se animais com cupim ligeiramente giboso ou excessivo. Não serão aceitos animais com dupla musculatura nem fêmeas com garupa excessivamente caída. Fêmeas com infantilismo genital não são admitidas.

Membros - Os membros deverão ser fortes e bem angulados, com cascos curtos e fortes, bem implantados e simétricos, sendo indesejáveis quaisquer desvios para dentro ou para fora.

Patas - As patas devem ser compridas, com ossos e músculos de contornos bem definidos, bem aprumadas e separadas.

Paletas - Visto o animal de frente, as paletas devem ser paralelas e bem abertas, evidenciando um peito limpo, forte e magro. Devem ser evitadas as cruzes estreitas, pontiagudas na parte superior, pois elas indicam pouco desenvolvimento muscular.

Antebraços - Numa visão frontal, os antebraços devem apresentar-se bem separados um do outro, com simetria e correta linha de aprumos. Os músculos e ossos que os compõem devem ser bem definidos.

Pernas - As pernas devem ser grossas, cheias e com musculatura bem definida, evidenciando a presença de forte ossatura.

Garrões - Os garrões devem ser sempre fortes, bem separados e simétricos, respeitando a linha dos aprumos. São indesejáveis os garrões muito retos, com pouca angulação, assim como os muito sentados, que são, por sua vez, muito angulosos.

Testículos - Os testículos deverão ser bem desenvolvidos e simétricos. O prepúcio deverá ser de tamanho pequeno a mediano, com angulação de 45° ou menor. Animais com prepúcio ligeiramente mais comprido poderão ser aceitos, desde que não seja penduloso ou com pele excessiva.

Úbere - O úbere deve ser bem desenvolvido, com tetas de tamanho mediano. Úberes carnudos em excesso ou pendulosos em demasia, até poderão ser aceitos, mas não são desejados, assim como tetas de grande tamanho e formato que não permitam a fácil amamentação dos terneiros.

Pele - Pele é macia, com pelos lisos e curtos, admitindo-se sobra de pele como é inerente aos animais com algum grau de sangue zebuíno.

Esqueleto - O esqueleto é de tamanho mediano a grande, embora estes últimos não sejam desejados.

Tamanho - Os machos são de porte médio a grande, com peso mínimo adulto de 900kg, enquanto que as fêmeas devem apresentar peso mínimo de 550kg.

 

Características indesejáveis

Pouca musculatura;

Lombo muito arqueado;

“Anca de Potro”;

“Peito de Pomba”;

Prepúcio muito grande;

Depósito de gordura no peito e ao redor da inserção da cauda Testículos e úberes pequenos e assimétricos;

Manchas pretas no couro e no pelo.