SUECA VERMELHA


- AS ASSOCIAÇÕES

A ANC "Herd-book Collares" é a entidade detentora do registro genealógico da raça Sueca Vermelha no Brasil.

Não se tem conhecimento sobre a existência de alguma Associação de Criadores da raça Sueca Vermelha no Brasil.

- PADRÃO RACIAL

Características Gerais

A raça Sueca Vermelha desenvolveu-se na Suécia, em meados do século XX, a partir do cruzamento entre as raças Ayrshire e Shorthorn. São animais de aptidão produtiva para leite, selecionados geneticamente para resistência a mastite e a outras enfermidades, são muito saudáveis, altamente férteis, com muita facilidade de parto, longevos, altamente produtivos, de bons e saudáveis úberes com fortes ligamentos, produzindo durante muito tempo nos rebanhos. As fêmeas pesam entre 550 Kg. e 600 Kg. e os machos entre 850 Kg. e 1000 Kg.. As fêmeas apresentam produções altas tanto de leite como de gordura e proteína, enquanto que os machos são utilizados nos programas de seleção, engordados e abatidos.

Características Zootécnicas

Cabeça: Os animais possuem a cabeça pequena e elegante, de comprimento médio, com chifres pequenos que crescem para fora, voltados para frente, com ligeira convergência das pontas.

Corpo: O corpo deve ser profundo, paleta bem colocada. As costelas são bem arqueadas e o dorso reto e largo. A linha superior deve ser forte e pronunciada. A anca deve ser comprida e um pouco inclinada.

Peito: Largo e profundo, com perímetro torácico medindo 210 cm nos machos e 190 cm nas fêmeas e profundidade torácica de 78 cm nos machos e 72 cm nas fêmeas.

Cor: Vermelho cereja com pequenas manchas brancas na porção inferior do peito, ventre e vassoura da cauda, na frente e as vezes nas patas.

Pele: A pele é pouco solta, de espessura média e ligeiramente pigmentada.